Se você é fã de futebol americano, já sabe que uma boa defesa é tão importante quanto um ataque poderoso. Isso nos fez pensar em quais times foram impecáveis na arte de parar a artilharia dos adversários. Para responder a essa pergunta, criamos a lista das melhores defesas da NFL em todos os tempos.
Quando pensamos em grandes defesas, há vários aspectos a serem levados em conta. Consideramos, é claro, o recorde da temporada regular, pensando em pontos marcados e sofridos. Depois, analisamos em que posição cada time terminou em sua divisão e qual impacto sua tática teve para o futebol americano.
Por fim, também estudamos quantos jogadores de cada defesa chegaram ao Pro Bowl e como os times se saíram nos playoffs. Somando todos esses critérios, chegamos ao ranking das 10 melhores defesas da NFL em todos os tempos.
Aqui na Brwin, buscamos sempre a perfeição. E por isso queremos saber a sua opinião. Se você acha que esquecemos de alguma defesa incrível, por favor nos conte nas redes sociais. Lembre-se de voltar em nossa seção de notícias de futebol americano daqui a algum tempo para saber se sua sugestão foi acatada. Vamos então à lista das melhores defesas do futebol americano.
10. Philadelphia Eagles, 1991
Abrindo a lista das melhores defesas da NFL de todos os tempos, temos o Philadelphia Eagles de 1991. A franquia não uma campanha expressiva, com 10 vitórias, 6 derrotas e a terceira colocação na NFC East. Então você pode estar se perguntando porque eles estão nessa lista, se sequer chegaram aos playoffs. Acontece que, na Semana 1, os Eagles perderam o quarterback Randall Cunningham para a temporada inteira.
Ou seja, o time jogou o ano inteiro sem a sua principal estrela do ataque. Mesmo assim, as atuações da defesa permitiram que Philadelphia fosse uma equipe consistente na temporada. Os Eagles de 1991 foram a primeira equipe, desde 1975, a liderar a liga em menos jardas de passe concedidas, menos jardas totais e menos jardas corridas na mesma temporada. Além disso, foi a defesa com mais fumbles recuperados e sacks.
Cinco peças daquela defesa representaram os Eagles no Pro Bowl: Clyde Simmons, Seth Joyner, Reggie White, Jerome Brown, e Eric Allen. Foi apenas a sexta fez na história da NFL em que três jogadores de linha defensiva do mesmo time chegaram ao evento.
Se olhássemos apenas para times que foram longe na temporada, poderíamos deixar esse Eagles passar. Porém, um time que perdeu sua estrela e ainda assim conquistou muitos recordes merece um lugar nessa lista. Perder o QB significa encerrar o ano para a maioria das franquias. Com essa defesa, no entanto, os Eagles de 1991 marcaram seu nome na história.
9. New York Giants, 1986
O nono lugar no nosso ranking de melhores defesas da história da NFL é do New York Giants de 1986. Na década de 80, muitos grandes times tiveram temporadas que mudaram a forma como o futebol americano é jogado. E os Giants deixaram seu legado no esporte, sendo a equipe que tornou popular o até hoje tradicional banho de Gatorade no treinador campeão do Super Bowl.
Jim Burt foi o primeiro jogador a aplicar o banho de isotônico, em 84, porque considerou ter sido maltratado pelo treinador. Dois anos depois, as atuações incríveis encorajaram Lawrence Taylor e Harry Carson a fazer o mesmo. Eles armaram uma pegadinha e encharcaram o treinador Bill Parcells de surpresa. A partir daquele ano, a maioria dos times da NFL comemora grandes vitórias dando um banho de Gatorade no Head Coach.
Mas a defesa dos Giants não chegou ao nosso ranking só por conta do isotônico. Na temporada de 1986, o time teve um excelente recorde de 14-2. E isso aconteceu em um ano em que vários times estavam jogando muito bem. Com atuações dominantes, a unidade defensiva ganhou o apelido de “Big Blue Wrecking Crew”, uma tradução literal de “Time de Demolição Big Blue”.
Campeão do Super Bowl vencendo os Broncos, os Giants de 1986 têm a 12ª colocação na lista de 100 melhores times de toda a história da NFL, feita pela própria liga. Com números impressionantes, essa defesa não poderia ficar de fora do nosso ranking. Ainda mais com um apelido incrível como esse.
8. Minnesota Vikings, 1971
Falando em apelidos ótimos, o Minnesota Vikings de 1971 tem um dos melhores de todos os tempos. Os “Purple People Eaters” (Comedores de Pessoas Roxos, na tradução literal) entraram para a história do futebol americano como uma das melhores defesas da NFL em todos os tempos. A unidade tinha um lema: “nos encontramos no QB”. Ou seja: não dê tempo nem espaço para a estrela adversária. Assim, os Vikings de 71 limitaram os QBs dos oponentes a um rating de passe de 40.4, um dos mais baixos da história.
Os Vikings terminaram a temporada com recorde de 11-3. Durante o ano, tiveram três “shut-outs”, ou seja, vitórias sem sofrer nenhum ponto, sempre anotando mais do que 20. Esses números fizeram com que a defesa de Minnesota ganhasse um lugar na nossa lista de melhores de todos os tempos. E também ajudaram Alan Page a se tornar o primeiro jogador de defesa a vencer um prêmio de MVP na NFL.
As atuações daquela defesa poderiam colocar os Vikings mais ao topo neste ranking. Mas a pós-temporada foi decepcionante. Após conquistar o título da NFC Central, Minnesota perdeu no Divisional Round para os Cowboys. O jogo terminou 12×20, encerrando o sonho dos Purple People Eaters de erguer a taça do Super Bowl. Eles não conquistaram o troféu, mas escreveram seu nome na história como uma defesa impressionante.
7. Seattle Seahawks, 2013
Os Seahawks venceram o Super Bowl com uma das melhores defesas da NFL de todos os tempos
A sétima melhor defesa da NFL em todos os tempos é a do Seattle Seahawks de 2013. No início daquela temporada, o time já era favorito para conquistar seu primeiro Super Bowl. E as previsões não erraram. Seattle terminou a temporada regular com recorde de 13-3. Os Seahawks lideraram a NFL em jardas cedidas, pontos cedidos e roubos de bola. Eles se tornaram a primeira franquia e terminar um ano como a melhor nesses três tópicos desde os Bears de 1985.
A unidade defensiva dos Seahawks era tão dominante que, na época, também ganhou um apelido: Legion of Boom. Nomes como Kam Chancellor, Byron Maxwell e Richard Sherman atormentavam a vida de qualquer adversário e levavam a torcida no então Centurylink Field à loucura.
Seattle continuou sua trajetória de sucesso nos playoffs, vencendo os Saints e os 49ers para chegar ao Super Bowl XLVIII. Na decisão, os Seahawks atropelaram os Broncos por 43×8. Até hoje, esse é o único título de Super Bowl da franquia, que entrou na NFL em 1976 e teve que aguardar quase 40 anos para conquistar seu primeiro troféu.
Não há dúvidas de que a defesa do Seattle Seahawks de 2013 merece um lugar entre as 10 melhores da NFL em todos os tempos. Naquele ano, o time cedeu apenas 231 pontos aos 16 adversários. A Legion of Boom permaneceu forte por anos, e a franquia chegou novamente ao Super Bowl no ano seguinte. Desta vez, porém, Seattle acabou derrotado para os Patriots de Tom Brady.
6. Tampa Bay Buccaneers, 2002
O sexto lugar no nosso ranking de melhores defesas da NFL em todos os tempos é do Tampa Bay Buccaneers de 2002. Essa defesa dos Buccs é uma das mais lembradas pelos fãs de futebol americano até hoje. O time terminou a temporada com recorde de 12-4, conquistando o título da NFC Sul. A caminhada de sucesso continuou nos playoffs, e Tampa conquistou o Super Bowl XXXVII.
O ataque daquele time não era tão bom. Mesmo assim, a obra-prima da defesa garantiu que aquela equipe de 2002 entrasse na história do futebol americano. A unidade defensiva dos Buccs foi a primeira da história a liderar a NFL em interceptações, pontos cedidos e números gerais de defesa desde os Bears de 1985. Os Buccs limitaram os quarterbacks adversários a um rating de passe de 48.4, outro número impressionante.
A formação do time dos Buccaneers de 2002 foi uma aposta enorme dos donos da franquia. O treinador foi demitido e os Buccs buscaram o Head Coach dos Raiders, Jon Guden. A contratação custou duas escolhas de primeira rodada e duas de segunda rodada, além de oito milhões de dólares.
E a aposta acabou dando mais certo do que o esperado. Os Buccaneers enfrentaram justamente os Raiders no Super Bowl. Gruden e seus jogadores conheciam as jogadas de Oakland e souberam como parar o oponente na grande decisão. Anos depois, os Buccs retiraram Jon Gruden do “Anel de Honra” da franquia, após acusações de racismo, misoginia e homofobia contra o ex-HC.
Você pode até dizer que Tampa teve um pouco de sorte no Super Bowl, mas mesmo assim essa defesa merece um lugar entre as 10 melhores da história da NFL.
5. Denver Broncos, 2015
A defesa dos Broncos de 2015, uma das melhores da NFL.
Chegamos ao Top 5 do nosso ranking de melhores defesas da história da NFL, e então é hora de falar de times inacreditáveis. Como você já viu, algumas unidades defensivas receberam excelentes apelidos aos longo dos anos. E, sem dúvidas, a “No Fly Zone” do Denver Broncos de 2015 merece um lugar entre os melhores.
Esse apelido, traduzido literalmente como “Zona de Voo Proibido”, faz referência à dominância da secundária dos Broncos naquela temporada, que aniquilava as tentativas de passes de seus adversários. No vídeo abaixo, você pode relembrar algumas jogadas sensacionais da No Fly Zone naquela temporada.
Aquela defesa agarrava qualquer oportunidade mínima de capitalizar sobre um erro do adversário. Fosse um passe para endzone ou uma mera tentativa de ganho de jardas, os Broncos estavam lá para impedir.
A velocidade, precisão e conhecimento do jogo de todos os defensores era impressionante. E as atuações memoráveis foram colocadas de vez na história com o título do Super Bowl. Em 2015, os Broncos chegaram à decisão para enfrentar o Carolina Panthers, do MVP Cam Newton. A defesa, no entanto, não deu chances ao quarterback. A vitória por 24-10 consagrou a No Fly Zone e o linebacker Von Miller, eleito o MVP da decisão.
Por último, mas não menos importante, é necessário destacar que a defesa dos Broncos de 2015 foi fundamental para que um dos maiores quarterbacks da história da NFL se despedisse com título. Tendo a seu lado uma das melhores defesas de todos os tempos, Peyton Manning pode erguer a taça do Super Bowl 50 em sua última temporada na liga.
4. Pittsburgh Steelers, 1976
O Pittsburgh Steelers na disputa do Super Bowl X.
A quarta melhor defesa de todos os tempos no futebol americano é a do Pittsburgh Steelers de 1976. Se você faz parte da Steeler Nation, uma das melhores torcidas da NFL, deve conhecer bem a história daquela temporada, mas não pelas razões que serão citadas aqui.
Em 76, Pittsburgh estava em busca de seu terceiro Super Bowl consecutivo, mas acabou não chegando à decisão. Aquele ano, portanto, em geral é tratado como decepcionante pela torcida. Mas aquela equipe será para sempre lembrada pela força de sua defesa.
A temporada começou em ritmo lento, com apenas uma vitória nos cinco primeiros jogos. A lesão do lendário QB Terry Bradshaw deixou o ano dos Steelers por um fio. No entanto, foi aí que a Steel Curtain – Cortina de Aço – deu suas caras. O time conquistou uma sequência de nove vitórias e venceu a AFC Central. Pittsburgh venceu cinco jogos sem sofrer pontos, sendo três consecutivos. Durante a sequência de vitórias, a defesa passou oito jogos sem ceder um touchdown sequer.
O que colocou os Steelers de 76 nos livros de história foi a impressionante marca de apenas 28 pontos cedidos em nove jogos naquela temporada. Números e atuações que levaram oito de seus defensores ao Pro Bowl de 1976. Aquela unidade tinha nomes como Mean Joe Green, Jack Lambert, e Mel Blount, que fariam sucesso mesmo nos tempos modernos do futebol americano.
Apesar de ter uma das melhores defesas da história da NFL, os Steelers acabaram perdendo a final da AFC para o Oakland Raiders por 24×7. A derrota impediu o tricampeonato consecutivo, que até hoje nenhuma franquia conquistou.
3. Miami Dolphins, 1972
Os Dolphins de 82, o único campeão invicto da história da NFL.
Muitos amantes do futebol americano esquecem dos Dolphins de 1972 no debate sobre as melhores defesas da história da NFL. Talvez porque a temporada tenha sido há mais de 50 anos ou porque a campanha perfeita “ofusca” uma unidade em particular. Mas certo é que o Miami Dolphins de 72 está marcado para sempre nos livros de NFL como a única franquia a completar uma temporada perfeita.
Outros times, como os Patriots de 2007, conseguiram vencer todos os jogos da temporada regular. No entanto, sucumbiram nos playoffs e não venceram o Super Bowl. Até hoje, os Dolphins de 72 são a única equipe com essa conquista.
Assim como muitas das defesas já citadas, os Dolphins também sofreram com a lesão de seu quarterback, Bob Griese. Ainda assim, o ataque funcionou muito bem, graças a Earl Morrall, que apesar de reserva, estava longe de ser um dos piores quarterbacks da NFL. Com um QB sólido, Miami acabou dominando a liga nos dois lados da bola. Até hoje, é a única franquia que liderou a NFL em pontos anotados e cedidos na mesma temporada.
Números não mentem, e por isso um time como os Dolphins de 72 estará para sempre na história. Campeão da AFC East, Miami venceu Browns e Steelers nos playoffs para chegar ao Super Bowl VII. Na decisão, vitória de 14×7 sobre os Redskins, coroando o ano perfeito.
Até hoje, jogadores daquele elenco se reúnem, ano a ano, para celebrar quando o último time invicto da NFL é derrotado. O champanhe estourado representa mais um ano de “validade” para uma marca impressionante que já dura 52 anos e continua sem companhia.
2. Baltimore Ravens, 2000
A defesa impressionante do Baltimore Ravens em 2000.
Às vezes, o futebol americano nos surpreende. E foi exatamente isso o que o Baltimore Ravens fez em 2000. Nem o apostador de futebol americano mais preparado poderia prever o que a franquia alcançou. O time terminou a temporada regular com o segundo lugar da AFC Central, classificando-se para os playoffs via Wild Card. O recorde naquele ano foi de 12-4, sendo a primeira campanha positiva da história da franquia na NFL, em seu quinto ano na liga.
Mas o que fez os Ravens de 2000 entrarem na lista de melhores defesas da história da NFL foram as estatísticas. A unidade quebrou o recorde de menos pontos cedidos em campanhas de 16 jogos. Em média, foram apenas 10,3 pontos sofridos por jogo, com direito a quatro partidas com placar zerado.
Outros números impressionantes: menor número de jardas corridas cedidas e 49 turnovers forçados. Os cornerbacks dos Ravens tiveram 10 interceptações no ano, enquanto o Defensive End Rob Burnett contribuiu com 10 sacks.
O Baltimore Ravens mostrou ao mundo uma nova maneira de jogar naquele ano. Com uma linha defensiva impecável, as fraquezas do ataque ficaram escondidas. Baltimore bateu Broncos, Titans e Raiders até chegar ao Super Bowl. Contra os Giants, a campanha foi coroada com a vitória por 34×7. Dessa forma, aquele time marcou seu nome na história com muitos recordes.
Em uma liga cada vez mais ofensiva, ser um time marcado por impedir que o adversário anote pontos pode ser algo subestimado atualmente, mas que faz muita diferença na lista de melhores defesas da NFL de todos os tempos.
1. Chicago Bears, 1985
Nenhuma defesa na história da NFL foi tão dominante quanto a do Chicago Bears na temporada 1985. O ano começou com 12 vitórias seguidas, e terminou com apenas uma derrota, contra os Dolphins. Chicago terminou a temporada regular com 14 vitórias e continuou a jornada de sucesso nos playoffs até o Super Bowl contra os Patriots.
As estatísticas defensivas dos Bears de 85 são inigualáveis. Foram apenas 198 pontos cedidos na temporada, com média de 12,4 por jogo. Chicago foi o primeiro time a liderar a NFL em pontos cedidos, jardas cedidas e roubos de bola, algo que só voltou a acontecer com os Seahawks de 2013. O saldo de pontos da equipe também impressiona, ficando em oitavo na lista histórica, atrás de times como os Patriots de 2007 e os próprios Bears, em 1942.
A “Defesa 46”, como chamada, trazia uma tática muito agressiva de todos os pontos de vista. Com um dos melhores grupos de linebackers já visto e safeties confiáveis, os Bears eram letais. Eles chegavam rápido no quarterback adversário e destruíam as jogadores em segundos.
Parece exagero, mas a ferocidade daquela defesa é impressionante até para os padrões de hoje. Um lance que exemplifica bem o que estamos dizendo é o tackle de Wilber Marshall no quarterback dos Lions, John Ferguson, até hoje uma das jogadas mais icônicas da história da NFL.
Conclusão: as melhores defesas da NFL em todos os tempos
Você acabou de relembrar as 10 melhores defesas da história da NFL, na nossa ordem de preferência. Claro, há outras unidades defensivas que mereciam um lugar nessa lista. Como só temos espaço para 10 times, decidimos fazer algumas menções honrosas aqui:
- New England Patriots, 2007
- Chicago Bears, 1942
- St. Louis Rams 1999
- Green Bay Packers, 1962
- Kansas City Chiefs, 1969
- Buffalo Bills, 2004
Será que teremos uma nova defesa imbatível na temporada 2024? Alguma unidade defensiva é sólida o bastante para que a franquia seja sua aposta no Super Bowl LIX? Se você acredita que existem outras defesas histórias da NFL que mereciam estar no ranking das melhores de todos os tempos, conte-nos nas redes sociais. Essa lista pode ser atualizada com as sugestões dos leitores a qualquer momento!